|
No Brasil estima-se que haja cerca de 30 Bengals. Esse pequeno número, deve-se ao fato de a raça ter sido introduzida no Brasil há menos de 5 anos por pessoas que mais se interessam em tê-los como animais de estimação do que por um cunho comercial. No mundo inteiro a imagem não é muito diferente: são cerca de 30.000 Bengals, sendo a maioria em gatis dos EUA e Canadá.
|
Iniciamos a criação em 1997, com animais importados dos EUA e logo nos vimos encantados com as características únicas da raça: Inteligência, sociabilidade, extrema facilidade em aprender comandos verbais de obediência e o que é mais fascinante - sob a aparência selvagem, a docilidade e disposição carinhosa, poderíamos dizer "canina", de um companheiro divertido e cativante, para todos os momentos.
Quanto aos cuidados, o Bengal em nada difere de um gato de raça de pelo curto. Alguns detalhes de comportamento apontam para a sua origem selvagem, pois adoram brincar na água.
Nossos gatos adoram os respingos dos regadores de grama do jardim.
Se você é daquelas pessoas que ainda acredita que gatos são avessos ao contato físico e têm personalidade arredia, precisa conhecer os Bengals.
ORIGEM
A raça se originou nos EUA, na década de 60, quase que de forma acidental. Ms. Jean Mill, adquiriu um leopardo asiático e o criou em ambiente doméstico. Foi surpreendida quando a sua gata American Short Hair presenteou-lhe com uma ninhada de "leopardinhos". Ms. Mill acabara de presenciar o que ocorre com relativa frequência na natureza; a compatibilidade genética entre animais do mesmo gênero, pode resultar em criaturas completamente singulares ... São os Híbridos!
|
|
O NOME BENGAL
Deriva do termo científico que dá nome ao ancestral do Bengal - o leopardo asiático - tecnicamente chamado de Felis bengalensis.
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
|
Os Bengals caracterizam-se pelo aspecto selvagem. São animais que a primeira vista passam a impressão de vigor e nobreza. São muito musculosos, atléticos; a cabeça é bem desenvolvida; o pescoço é forte; sua musculatura se desenha sob a pelagem dourada, inteiramente salpicada de marrom quase negro; seus movimentos são perfeitos como de um leopardo; seu caminhar é sinuoso, sensual. O Bengal é um caçador e pescador nato.
As cores da pelagem variam do amarelo-palha, ao vermelho-mogno, com marcações que vão do caramelo ao chocolate-amargo. Os olhos variam do amarelo-ouro ( todos os felinos selvagens possuem olhos dessa cor) ao amarelo levemente esverdeado. A esse padrão tradicional chamamos Leopard Classic. Existem variações de padrão de pelagem e de cor, nos animais com gens recessivos que basicamente dão origem a animais snow ( semelhantes aos leopardos da Sibéria) e Marble ( idênticos às panteras nebulosas, da Indo-China).
|
Os machos ( pesam cerca de 5,5Kg) são maiores que as fêmeas ( pesam cerca de 4 Kg).
Os filhotes, até os 6 meses, costumam apresentar um sub-pelo pardacento, que lhes empresta a aparência de filhotes de leões. Isso é típico dos gatos selvagens. É uma camuflagem temporária, que some depois que o animal ganha autonomia e passa a dominar as técnicas de caça e auto-defesa.
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
Usamos e recomendamos rações premium para alimentar animais adultos.
As fêmeas prenhes e os filhotes, são alimentados com ração do tipo "kitten", para animais em crescimento.
A vacinação anual é necessária, para raiva, leucemia, panleucopenia e rino-traqueíte.
Aconselhamos banhos com intervalos mínimos quinzenais, pois isso ajuda a manter a pelagem sedosa e elimina os riscos de doenças dermatológicas no animal, além do que remove o componente alergênico do pelo do gato. Os Bengals gostam do banho.
Os Bengals não são susceptíveis a nenhum tipo particular de enfermidade, nem são propensos a desenvolverem doenças genéticas. Como todo híbrido, possuem muita saúde e vigor.
TEMPERAMENTO
Bengals são gatos carinhosos participativos; interagem com seus donos como se fossem cães. A docilidade e sociabilidade aliadas ao aspecto de "fera", encanta e desconserta os desavisados. Afinal de contas , não é todo dia que ao visitar alguém, somos surpreendidos com um leopardinho adentrando a sala, atravessando-a com porte de um legítimo rei das selvas e subitamente começa a ronronar pedindo um afago.
|
|
Os cruzamentos são rigorosamente controlados pelos criadores. Animais de padrão pet, que não preenchem todos os requisitos do standard da raça são castrados invariavelmente. Os criadores no Brasil tem o compromisso com o aprimoramento da raça.
CURIOSIDADES SOBRE A RAÇA
|
Os Bengals não miam. A sua voz é sui generis. Diria que é a voz da selva. É algo misto de latido...com rugido! Quando o seu Bengal "pede a palavra", não deixa a menor dúvida...
É o Legítimo e Único Gato Herdeiro das Selvas de Bengala, Sumatra e Bornéu.
|