INTRODUÇÃO
Embora o Abissínio seja uma das mais antigas raças conhecidas, persistem a especulação e controvérsia em relação a sua origem.
Sua aparência é semelhante às antigas pinturas e esculturas egípcias, que mostram um felino de corpo elegante , musculoso, largas orelhas e olhos amendoados.
Estudos recentes mostram que a mais provável origem da raça é a costa do Oceano Índico e sudeste da Ásia.
|
|
Ao retornarem da Abissínia em 1868, soldados britânicos trouxeram consigo os primeiros exemplares para o ocidente. Em 1871 foram mostrados pela primeira vez em uma exposição oficial na Inglaterra. A origem do nome “ Abissínio " está relacionada ao local de onde foram trazidos aqueles exemplares.
A introdução da raça na América do Norte ocorreu nos primeiros anos do século passado.
Os Abissínios atuais, ainda conservam uma aparência selvagem do Felis libica ( gato selvagem africano e ancestral de todos os gatos domésticos ).
A RAÇA NO BRASIL
No Brasil, a criação de Abissínios encontra-se em fase de expansão. Estima-se que a raça foi introduzida no Brasil na década de 70. Embora seja uma raça de grande destaque nos Estados Unidos, Europa e outros países, podemos ainda considerá-los raros aqui . Este fato é comprovado através de um levantamento dos números de registros feitos nas grandes entidades gatófilas.
Atualmente os Abissínios ganharam um novo lugar na gatofilia nacional e por muitas vezes são vistos vencendo exposições.
|
|
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
A primeira impressão que se tem de um Abissínio, é de se estar contemplando um verdadeiro “ puma miniatura " .
O Abissínio é um gato forte, bem equilibrado, de porte médio, pelagem curta, cauda longa e de uma aparência exótica,exuberante e majestosa. Normalmente os machos são maiores e mais musculosos que as fêmeas. Estas por sua vez são mais ativas e alertas. Sua vocalização é baixa e suave, fato que também se observa nas fêmeas em período de acasalamento.
Donos de uma musculatura vigorosa, corpo extremamente sinuoso e de movimentos leves, ligeiros e flexíveis que lembram a movimentação de uma Pantera..
|
|
Uma particularidade da raça é que as ninhadas são pequenas. Nascem em média dois filhotes e as mães são extremamente carinhosas, possessivas e protetoras . Ao menor sinal de ameaça, é comum vê-las transportando-os para local mais seguro.
São muito apegados ao dono, inteligentes e aprendem com facilidade o que lhes é ensinado. Afetuosos e destemidos , estão sempre dispostos para brincadeiras e interessados em tudo que está a sua volta. Extremamente dóceis e convivendo pacificamente com outros animais domésticos.
PELAGEM
Sua pelagem é de textura fina e suave, mas resistente quando tocada em sentido contrário ao do crescimento do pêlo. Apresenta um brilho intenso, refletindo sempre uma tonalidade mais quente. O padrão da pelagem é agouti ( em inglês significa Cutia ), apresentando um ticado/ticking ( marcação salpicada ) escuro e parelho que contrasta com bandas de cor mais clara e alternadas, harmonizando com a cor principal. A banda de cor mais escura e externa é a responsável por este padrão ticado. A banda mais clara está mais próxima da pele. As partes internas do corpo, das pernas e peito , normalmente apresentam uma coloração básica, sem nenhum ticado , listras ou manchas . Os tons mais profundos e concentrados são os desejáveis. A cauda não apresenta listras e tem sempre a ponta de cor mais escura.
|
|
Os filhotes quando nascem, apresentam uma cor escura e com a parte interna do corpo bem mais clara. A marcação salpicada, que irá predominar na idade adulta e é característica da raça, somente se manifestará a partir de seis semanas de idade. Este efeito sombreado e brilhante onde cores claras e escuras são intercaladas, torna a pelagem dos Abissínios ímpar.
Desta forma, o Abissínio ideal deverá apresentar a cor clara de fundo na base do pêlo e a cor mais escura na ponta, tornando-se mais intensa ao longo das costas e da cauda. Pernas e face são levemente sombreadas.
Este padrão de pelagem que apresenta ticking pode ser encontrado também em alguns animais selvagens como o puma e a cutia.
CORES
As principais cores aceitas para a raça são: ruddy, sorrel, blue e fawn. Outras cores como o silver, chocolate e o lilás, estão sendo aprimoradas em busca de um reconhecimento futuro e ainda não são aceitas por algumas entidades gatófilas.
RUDDY – Conhecida também como usual ou lebre. É considerada a cor original da raça e é também a mais apreciada. De tonalidade marrom-alaranjado, ticado com bandas de cor preta ou marrom escuro.
SORREL – Conhecida também como vermelha e canela. Esta é uma diluição da cor ruddy e apresenta uma coloração vermelho-alaranjada , ticado com bandas de cor marrom-chocolate.
BLUE –Coloração cinza-azulado, com ticking azul mais intenso, contrastando com uma tonalidade de um pálido creme das partes internas do corpo e base do pêlo.
FAWN –Coloração bege-rosado, com ticking marrom-cacau. As partes internas do corpo e base do pêlo devem ser de pálida cor bege.
CUIDADOS NECESSÁRIOS
Por serem de pelagem curta, não requerem maiores cuidados. Normalmente são realizadas limpezas das orelhas, cortes de unhas e escovações semanais com escova de cerdas naturais e macias.
A periodicidade do banho pode ser mensal e dependerá do estilo de vida de cada Abissínio.
A vacinação e vermifugação são de extrema importância e para isto recomendamos o acompanhamento de um médico veterinário.
A alimetação deve ser rica e balanceada, proporcionando ao gato uma boa saúde e uma pelagem brilhante. Devemos dar especial atenção para cada fase de desenvolvimento , pois as necessidades nutricionais são diferentes. A alimentação correta nas diversas fases de desenvolvimento , aliada as boas condições de higiene, é fator determinante para uma vida saúdavel !
" Como admirador dos felinos e com anos de dedicação à espécie, o exotismo e à semelhança dos Abissínios com o puma me conquistaram ".